Taekwondo

A definição do Taekwondo

O Taekwondo é um esporte peculiar, que induz a potência e técnica de corpo inteiro, utilizando as mãos o os pés do ser humano, com movimentação dos músculos e articulações do corpo.

Utiliza-se mãos e pés e é um esporte de defesa pessoal contra o ataque do adversário através do treinamento da técnica, fortalecendo a parte física do corpo e aperfeiçoando o caráter humano e a mente.

Literalmente o Taekwondo significa “O caminho aperfeiçoado da arte marcial”, sendo o “Tae”, os pés, “Kwon” , o punho e “Do”, o caminho da humanidade.

Portanto Taekwondo é uma arte marcial que conduz o seu praticante a seguir o caminho do aprimoramento, com seu treinamento da parte física e espiritual e ensina técnicas de defesa e ataque como pulos e chutes com os pés e golpes com as mãos, no caso de ser atacado. Sem arma e sem aparelhos, por qualquer adversário, a qualquer hora e lugar.

Vamos analisar sua composição de treinamento em geral.

  • Em primeiro lugar, existem os movimentos básicos, os quais ficam treinado e familiarizados para poderem ser usados como uma arma.
  • E em segundo, há as formas (Hyun, Poomsae) que ligam as técnicas de ataque e defesa imaginárias, evitando os ataques frontais e laterais, defendendo e atacando e dando os pontapés partindo dos movimentos básicos.
  • Em terceiro lugar, existe a luta (Gyorugui) na qual confronta-se com o adversário para poder usar as técnicas anteriores no combate real. Só que, considerando o risco de perigo na prática de luta pode ser grande, realiza-se os treinamentos de luta nas condições já combinadas ou com o senso de parar o movimento de imediato nos pontos vitais do corpo.
  • Em quarto lugar, há o rompimento (quebramento). Para medir a potência das mãos o dos pés já bem treinados, utilizam-se materiais como tijolos, telhas e tábuas, evitando o perigo que pode surgir no caso da aplicação do golpe em outra pessoa. Geralmente, nós usamos esse quebramento nas demonstrações, para mostrar ao público a potência do Taekwondo. E a competição é uma transformação da luta em esporte amador.

Resumindo a definição, o Taekwondo é formado pela técnica de ataque e defesa para proteger o seu próprio corpo e através desse esporte, objetivando ser o meio de educação para formar um cidadão com valores humanos de que tanto nossa sociedade necessita.

Enfim, o Taekwondo tem por objetivo promover a paz na sociedade, ensinando um cidadão incompleto no sentido físico, espiritual e social, transformando-o em um ser humano ideal, qual nós todos desejamos através do Taekwondo.

texto de Mestre Shin Hwua Lee

Taekwondo na Penha Taekwondo